Trabalhamos para as PME!

É neste contexto que trabalhamos. Prestamos serviços de Consultoria (ou seja, aconselhamos) em Hardware. Obviamente que temos competências técnicas que permitem efetuar todos os trabalhos na área, nomeadamente:

  • Consultoria na aquisição de hardware - o que comprar? onde comprar? comprar montado ou "à peça"?;
  • Montagem e Configuração - montamos e configuramos o hardware. A configuração é efetuada de forma personalizada em cada computador, ou seja, não utilizamos "clones" para "despachar"". Este trabalho é efetuado nas instalações do cliente;
  • Manutenção Preventiva - efetuamos manutenção preventiva física e lógica de sistemas.
  • Diagnóstico e Reparação - Diagnosticamos e reparamos avarias. Este trabalho é efetuado, preferencialmente, nas instalações do Cliente.

O Computador é uma fator crítico para o sucesso

Atualmente o Computador é um equipamento crítico

A paragem ou o mau funcionamento do computador, podem provocar graves prejuízos à Empresa! Veja estes cinco exemplos:

  • Computador parado, Funcionário parado - O Computador é um instrumento de trabalho de um funcionário! Portanto a matemática é simples: 1 computador parado equivale a um funcionário parado;
  • Tempo perdido - Suponha que um computador está parado por 2 horas para manutenção devido a um problema no Disco, o qual tem de ser substituído. Imagine ainda que o uilizador não fez o backup dos seus trabalhos das últimas 48 horas. Conclusão: a empresa perdeu 2 horas de trabalho do funcionário, mais 16 horas úteis dos dias anteriores. Ao custo com o tempo perdido, acresce o custo com a manutenção do sistema, ou seja, compra de novo disco, instalação de Sistema Operativo, programas, etc. Se o disco avariado tem informação crítica / importante, a recuperação de dados é uma tarefa que pode ter custos muitissimo elevados. Por fim, acresce ainda o stress causado com toda a situaço.
  • Vendas Comprometidas - O setor de vendas é primordial na Empresa! Qualquer falha de timing compromete a decisão de compra do cliente. Por exemplo, caso o vendedor pretenda marcar uma reunião online e no momento o computador trave, a venda certamente será dificultada ou até perdida. Além da perda da venda, há a desmotivação do vendedor, que provavelmente vai perder o cliente, a comissão da venda...
  • Má Imagem da Empresa - Quando a falha técnica ocorre exatamente quando um cliente está a ser atendido, o cenário é o pior possível! Por mais que o funcionário tente melhorar a situação, o cliente fica aborrecido ao perceber que determinado procedimento não poderá ser concluído. Para aquele cliente a empresa falhou e isso vai dar origem a reclamações e divulgação negativa da Empresa.
  • Efeito Dominó - O efeito dominó acontece com um problema no servidor e na rede conectada a ele. Suponha que um computador na rede é infectado com um vírus. Se a rede estiver desprotegida outros computadores podem ser contaminados e "travam". Óbviamente que os funcionários ficam impossibilitadas de trabalhar.

Manutenção Preventiva

Algumas empresas consideram a Manutenção Preventiva como um custo supérfulo! Os exemplos apresentados no artigo à esquerda, ocorreram realmente.
Facilmente se deduz que ocorreram devido á ausência de normas de utilização e / ou de tarefas de manutenção. Efetuar manutenção preventiva periódica tem as seguintes vantagens:

  • Melhora a proteção de dados;
  • Estende a vida útil dos componentes;
  • Melhora a estabilidade dos equipamentos;
  • Reduz o número de avarias;
  • Detecta falhas nos procedimentos e ajuda a implementar políticas / normas de utilização do sistema.

Algumas Tarefas da Manutenção Preventiva

Antes de qualquer intervenção Técnica num computador, a primeira tarefa obrigatória é efetuar um backup dos dados.
Após a tarefa anterior estar realizada, o Técnico efetuará as restantes tarefas de manutenção, tais como:

Hardware:

  • Remover poeiras - da Fonte de alimentação, das ventoinhas e dos componentes internos;
  • Limpar a Caixa
  • Lubrificar as ventoinhas;
  • Aplicar pasta térmica;
  • Inspecionar os componentes internos - verificar encaixe de cablagens. Verificar encaixe de componentes;

Software:

  • Rever / instalar atualizações do Sistema Operativo, Aplicativos e Suite de Segurança;
  • Executar o antivírus;
  • Procurar erros no(s) disco(s);
  • Efetuar limpeza de ficheiros e desfragmentar;

Selecionar um Computador - Parte I

Antes de fazer qualquer compra, determine qual será a finalidade do computador:

  • A que função se destina - A finalidade do computador vai influenciar a seleção dos componentes, começando na motherboard e consequentemente o CPU, a RAM, a Gráfica e a fonte de alimentação, entre outros;
  • Por exemplo, se o computador vai ser utilizado para processar texto e pouco mais, não vai necessitar de um processador e placa gráfica dedicados. Caso contrário, se a finalidade é instalar uma máquina virtual, vai necessitar de bastante memória RAM, de um processador "potente" e de uma placa gráfica aceitável.

Selecionar um Computador - Parte II

Outra questão a considerar é a quantidade de dispositivos que necessita.
A quantidade de dispositivos vai influenciar a escolha da caixa e, muito importante, da Fonte de Alimentação.
Considere o exemplo anterior;

  • O computador é utilizado para processar texto e pouco mais - Neste caso seria selecionada uma motherboard ITX com processador e gráfica onbord. Como a quantidade de dispositvios internos é muito pequena, pode ser selecionada uma caixa ITX ou micro ATX.