Genericamente falando, os problemas com a rede da Empresa podem ser englobados em duas grandes categorias:

  • Perda de Conexões - Este facto vai impedir o acesso: à internet, impressoras, computadores, servidores, e outros. É nítido que se trata de um problema crítico, pois a ausência de comunicação, interna ou externa, provoca o isolamento de postos de trabalho individuais ou de sectores inteiros e, em último caso, de toda a Empresa;
  • Políticas de Segurança - Implementar uma política de segurança, é a condição essencial para que a rede cumpra os objetivos. A políca de segurança engloba diversas normas, como por exemplo normas de acesso e registo de acções efetuadas por cada utilizador.

Obviamente que uma Empresa com 10 computadores ligados a uma rede, não vai necessitar de um projeto de rede idêntico ao de uma Empresa com 100. Mas nitidamente que necessita de um projeto de rede minimamente consolidado. E nesse projeto, deverão de ser definidas as respetivas políticas de segurança. Ou seja, como em tudo, têm de exisitr "normas" para a utilização da rede. O facto vai reduzir as hipóteses de entrada de vírus na rede, por exemplo.

A definição de políticas de segurança é um factor primordial para a escolha do equipamento de rede. Uma empresa com 10 hosts (computadores, impressoras, smartphones...) não vai necessitar de equipamentos cujo custo pode atingir os milhares de euros, mas também não resolve o problema com um SOHO (Small Office and HOme router) de 30 euros. Necessita de um equipamento que, por exemplo, permita configurar apenas o acesso a determinados equipamentos e que possa inibir o acesso a determinados sites, entre outras opções.

Ajudamos as PME a implementar uma rede estruturada, de pequena ou média dimensão, com o maior nível de segurança possível (não existem sistemas 100% seguros). Um exemplo da sequência de um projeto de rede:

  1. Análise de Necessidades - Analisar necessidades e estabelecer políticas de Segurança;
  2. Projeto de Rede - Definir a estrutura física (desenho da rede) e estabelecer a estrutura lógica (endereços de cada host, bloqueios de MAC, etc.);
  3. Teste Simulado - Utilizando software de simulação, testar as estruturas física e lógica;
  4. Definir Equipamentos - Definir equipamentos a adquirir, por exemplo, cablagem, router, switch, entre outros;
  5. Instalar Rede - Ligar todos os componentes, configurar e testar.

Caso necessite dos nossos serviços para resolução de outras questões relacionadas com redes, não hesite em contactar-nos!